Ads 468x60px

Em qualquer meio que comunicamos podem ocorrer situações em que a transmissão da mensagem pode não ser a correcta. Ruídos e interface são os que ocorrem normalmente, e para que estes erros se corrijam existem códigos de detecção de erros.

  • Detecção de erros:
Existem três códigos de detecção de erros frequentemente utilizados que são: Verificação de paridade, checksum e CRC.

  • Verificação de paridade:

Esta técnica é a mais utilizado para detectar erros. Diz-se que a sequência é um bit de paridade quando a sequência tiver um numero par de 1´s, mas se tiver um numero ímpar de 1´s a mensagem está incorrecta.
Exemplos:
11001100- A mensagem está correcta.
10101011- A mensagem está incorrecta.

  • Checksums:
Checksum ou soma de verificação é um código usado para verificar a integridade de dados transmitidos através de um canal com ruídos ou armazenados em algum meio por algum tempo.

  • CRC- Cyclic Redundancy Check:
Esta técnica é mais eficiente que as anteriores.Também pode ser chamada de detecção polinomial. Este método consiste em adicionar um conjunto de bits à mensagem original a transmitir.

O que vimos anteriormente diz respeito ao emissor. Mas como é que o receptor verifica se houve erros na transmissão?  Para isso é necessário que no receptor esta mensagem  agora já com CRC, seja novamente dividida por uma chave da codificação e se o resto der zero, diz-se que não houve erro e o contrário se o resto for diferente de zero.

  • Correcção de erros:
Anteriormente identificámos formas de detectar os erros. Porém, esses erros apenas eram detectados e não corrigidos. Geralmente quando um erro é encontrado toda a informação terá de ser retransmitida.
As técnicas utilizada são:
  • ARQ- Automatic repeat request, baseia-se em confirmações positivas e negativas por parte do receptor.
As versões mais utilizadas são Stop and Wait ARQ.
 
▲ Ir para Topo